Deputado Fábio Cherem confirma o início dos cursos profissionalizantes gratuitos em Lavras

Dep. Fábio Cherem discursa em Lavras

Dep. Fábio Cherem discursa em Lavras

O deputado Fábio Cherem participou na sexta-feira, 07/04, do lançamento do CESEC 2017 e dos cursos profissionalizantes gratuitos que serão oferecidos em Lavras a partir de agosto. O evento realizado na Escola Estadual Cristiano de Souza reuniu os representantes da Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo (SER), do CESEC, do TG 04-031 e da própria instituição de ensino, além dos inscritos para participar nos programas na cidade.
Os cursos profissionalizantes fazem parte do programa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e Secretaria de Estado da Educação, que visa oferecer a oportunidade de qualificação profissional de pessoas empregadas e desempregadas, com idade igual ou superior a 16 anos e que tenham pelo menos o ensino fundamental completo ou que estejam cursando.
De acordo com o deputado Fabio Cherem, deverão ser ofertados os cursos de Informática, Logística e Transações Imobiliárias. O parlamentar atuou junto ao Governo do Estado para que Lavras fosse contemplada com o programa, ao lado da superintendente regional de Ensino de Campo Belo, Suely Tavares, do presidente da Câmara Municipal de Lavras, o vereador João Paulo Felizardo, e do diretor da E. E. Cristiano de Souza, o professor João Bosco Alves.
“Este projeto é para ajudar as pessoas, para ajudar aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos e também de se capacitar para o mercado. A hora é agora. O mercado está cada vez mais competitivo e essa é uma oportunidade das pessoas se qualificarem, seguirem uma profissão, para que um dia, quem sabe, possam estar realizando o sonho de outras pessoas, como nós estamos fazendo aqui agora, eu e meus companheiros João Paulo Felizardo, Sueli, João Bosco, numa corrente em prol do cidadão, abrindo a oportunidade de recuperar o atraso nos estudos e de se qualificarem. Boa sorte a todos”, concluiu o deputado ao discursar para os inscritos nos programas.
Os cursos de qualificação são de nível médio e terão a duração de 18 meses e serão realizados na E.E. Cristiano de Souza. As matrículas serão abertas em julho e as aulas começarão em agosto. Ao todo deverão ser abertas 120 vagas para os cursos que serão ministrados no período da tarde.

CESEC

As provas do CESEC foram realizadas pela primeira vez em Lavras em 2016, após o parlamentar lavrense ter intercedido diretamente junto do governador Fernando Pimentel e da própria Secretaria de Estado da Educação para reverter uma resolução que impedia a realização das provas em municípios que não eram sedes de superintendências regionais de ensino.
Mais uma vez, o trabalho conjunto entre deputado Fabio Cherem, a Superintendência Regional de Ensino e a Câmara Municipal surtiu resultado e Lavras tornou-se a primeira cidade do estado a receber uma banca itinerante do programa, atendendo mais de 800 inscritos para as provas de certificação para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, número que deve se repetir esse ano na cidade.
As provas do CESEC serão realizadas nos dias 24 e 27 de abril e nos dias 2, 4, 5 e 6 de maio, na Escola Estadual Cristiano de Souza, na Avenida Duque da Rocha, 48, Bairro Nova Lavras. Vale lembrar que o cursinho preparatório gratuito começa na segunda-feira, dia 17, às 19h. Não é necessário fazer a inscrição para assistir as aulas. Mais informações pelo telefone (35) 3821-6481.

       

Deixe seu comentário