Sobre Fábio Cherem

LUIZ FÁBIO CHEREM é natural de Lavras, MG,  nasceu em 19 de outubro de 1968. Engenheiro Civil, formado pela UFMG, acumulou larga experiência profissional em execução de projetos em diversas regiões do País.

Ingressou na política no ano de 2008, quando foi candidato a prefeito de sua cidade natal. Em 2010, foi eleito Deputado Estadual pelo Partido Social Liberal (PSL), migrando para o PSD no ato de sua fundação em junho de 2011. No ano de 2014,  foi reeleito.

Como atividade parlamentar, considerando suas opiniões críticas e visão aprofundada sobre o modelo político brasileiro, nasceu uma proposta de reforma política baseada no VOTO DISTRITAL. Este trabalho foi estruturado na forma de um instrumento prático para o estudo do voto popular para deputados estaduais e federais, identificando os parlamentares mais votados em cada região e possibilitando à população acompanhar se aqueles que foram mais bem votados em sua cidade de fato representam os interesses desenvolvimento regional.

Entre os anos de 2015 e 2016, o deputado foi membro efetivo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e também integrou as Comissões de Participação Popular e de Administração Pública. Outra ação importante realizada pelo deputado foi a relatoria da PEC das Mulheres, que objetiva a inclusão de, pelo menos, um elemento do gênero feminino na direção da mesa dos trabalhos, tendo seu relatório sido aprovado e já em processo de votação em plenário.

No dia 21 de junho de 2016, Fábio Cherem tomou posse como Secretário de Desenvolvimento Econômico no Governo de Minas Gerais, função que desempenhou com transparência e compromisso ao longo do tempo em que esteve a frente da pasta. Dentre as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante a gestão de Cherem destaca-se o incentivo ao artesanato e ao micro empreendedorismo. Em Dezembro de 2016 ele se descompatibilizou das funções de secretário e retornou à ALMG.

Atualmente Fábio Cherem é vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e também integrante da Comissão de Segurança Pública.

Em sua trajetória parlamentar, as instituições beneficentes e prestadoras de serviços à sociedade tem sido priorizadas e valorizadas como parceiras importantes na atuação do poder público junto à comunidade.

Fábio Cherem é casado há mais de vinte anos e é pai de três filhas.

  • 2000 – Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Lavras;
  • 2011 – Medalha Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e Medalha do Dia de Minas de Mariana;
  • 2012 – Título de Cidadania Tricordiana da Câmara Municipal de Três Corações / Medalha do Mérito Legislativo – ALMG / Homenagem da Polícia Militar de Lavras: pessoa parceira com a Milícia de Tiradentes nos trabalhos em prol do meio ambiente e do trânsito rodoviário na comunidade sul mineira;
  • 2013 – Título de Cidadão Honorário Trespontano da Câmara Municipal de Três Pontas;
  • 2014 – Menção honrosa pela atuação na 17ª Legislatura da ALMG, pela Defensoria Pública de Minas Gerais;
  • 2015 – Medalha da Inconfidência em comemoração ao dia de Tiradentes / Medalha da Ordem do Mérito Imperador D. Pedro II, concedida pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em Belo Horizonte / Medalha Alferes Tiradentes / Medalha do Mérito Legislativo Monsenhor Umbelino, em Elói Mendes;
  • 2016 – Título de Cidadão Honorário Perdoense da Câmara Municipal de Perdões / Título de Cidadão Honorário Amparense da Câmara Municipal de Santo Antônio do Amparo.